Neste ano, teremos a tão esperada Conferência 29+, promovida pela Juventude Batista Brasileira (JBB). Estaremos reunidos na Primeira Igreja Batista no Guará, no Distrito Federal, de 27 a 29 de setembro.
É possível os jovens Batistas se manterem plenamente produtivos para o Reino de Deus mesmo após os 30 anos de idade? A resposta é sim!
Apesar de certa complexidade, essa afirmação é fundamentada em um número razoável de análises dos campos da Psicologia e da Sociologia sobre a transição humana para a terceira década de vida no modo de vida contemporâneo, especialmente nos maiores centros urbanos.
Para alguns pesquisadores, a entrada nos 30 anos é uma fase de questionamentos, cansaço extremo e adoecimento físico e mental, motivados precisamente pela tensão entre expectativa de sucesso e frustração pela aparente impossibilidade de se manter mais tão plenamente produtivo nessa idade. Já outros cientistas apontam as mudanças no corpo dos jovens acima de 30 anos como fonte de desânimo, acreditando, contudo, na possibilidade real de tais pessoas ainda construírem projetos relevantes.
A intenção da Conferência JBB 29+ 2024 é precisamente endereçar tais questionamentos próprios dessa faixa etária, especialmente focando na capacidade real que todos eles ainda têm de permanecer produtivos no Reino de Deus. Tal produtividade pode ser alcançada ao se organizar suas agendas, integrar-se a ministérios, servir na Igreja local, ser útil em organizações denominacionais e mesmo dar início a novos projetos de relevância presente e futura. Afinal, entre outros exemplos, “Davi tinha trinta anos de idade quando se tornou rei e reinou quarenta anos” (II Sm. 5.4).
Sendo o macro-tema da JBB para 2024 a provocação “O que na verdade importa?”, parece muito importante que o braço 29+ aplique tal preocupação aos desafios específicos dessa faixa etária. Isso aconteceria ao se demonstrar a verdadeira importância de se buscar sempre primeiro o Reino de Deus, na prática da manutenção do exercício dos dons pessoais, na constante aplicação de seus talentos, intencional organização de sua agenda, no persistente serviço eclesiástico e na fé e esperança em novos projetos do Reino, mesmo nesse período da vida em que os sujeitos já não dispõem da energia da adolescência ou do tempo disponível do início da idade adulta.
Em um cenário ideal, portanto, a Conferência promove a reflexão da verdadeira importância de, após os 30 anos de idade, o jovem cristão colocar em perspectiva a tentativa de remediar suas ansiedades e frustrações etárias com soluções superficiais, e focar em satisfazer suas angústias existenciais com a percepção de constante propósito e relevância que experimentam aqueles que, em qualquer idade, permanecem “firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor” (I Coríntios 15.58).
Através das Celebrações, Plenárias, Jornadas de Conteúdo e ambientes de comunhão, temos o objetivo de proporcionar uma experiência completa para todos os participantes, de maneira que isso contribua não só para seu crescimento individual, como também para o serviço da sua Igreja local e nos ambientes em que está inserido socialmente como cristão.
Mais do que isso, queremos que você, jovem 29+, possa se integrar no Reino de Deus entendendo seu papel no mundo e o que realmente importa!
O JORNAL BATISTA Domingo, 02/06/24