“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Cl 1.15-16 – NAA).

Conforme podemos ler na carta aos Colossenses, no capítulo 1, a partir do versículo 15, existem alguns motivos pelos quais Cristo deve ser o que na verdade importa para nós, e o primeiro de todos é: nEle foram criadas todas as coisas. O entendimento desse trecho parece complexo, mas é menos difícil do que parece. Vamos caminhar nesse entendimento.

João tentou nos explicar isso de forma poética no primeiro capítulo do seu evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (Jo 1.1-2 NAA). O Verbo que João fala é Jesus e Ele estava lá desde o princípio. Ele não passou a existir após seu nascimento virginal. Ele sempre houve e sempre haverá.

Além dessa pequena introdução, o apóstolo complementa: “Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (vs. 3 NAA). Na criação, Jesus foi participante ativo. Uma vez que somente Deus é capaz de criar do nada, Aquele que pisou nesta Terra e viveu como um de nós tinha mais do que uma natureza divina; era Deus.

Retornando para a passagem de Colossenses, é isso que o apóstolo Paulo está enfatizando: o “tudo” que foi criado através dEle – céus e terra, coisas visíveis ou invisíveis, poderes e soberanias -; o que o faz Senhor sobre todas as coisas. Ele é tanto o agente como o objetivo da criação. Somente em Cristo, a imagem de Deus foi perfeitamente preservada e, por isso, somente através dEle podemos chegar a Deus.

Nosso coração enganoso (Jeremias 17.9) pode até tentar colocar outras coisas como mais importantes, mas nenhuma delas é eterna. Nenhuma dessas coisas é a base por meio da qual todas as outras coisas foram criadas. Elas terão seu fim; Jesus não. Elas foram criadas; Jesus não.

Sucesso, riqueza, relacionamentos, conhecimentos, habilidades e tudo aquilo que já sabemos… se não vai nos aproximar de Deus, não pode ser alvo de toda a nossa esperança. Só Jesus na verdade importa!

Rayane Correia
Membro da Igreja Evangélica Batista em Casa Amarela – PE e atualmente faz parte dos ministérios de Juventude e Acolhimento da Igreja. Além disso, tem servido na equipe da secretaria executiva da Juventude Batista de Pernambuco e como voluntária nas coordenadorias de Planejamento e de Capacitação da Juventude Batista Brasileira

O JORNAL BATISTA Domingo, 04/08/24

Como podemos te ajudar?