“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos” (Ef 2.10).
Ao longo da nossa caminhada cristã, somos tendenciosos a fazermos separações entre “sacro e profano, espiritual e material” colocando cada coisa em sua caixinha. Mas, afinal, há separação de “vidas”? Existem várias vidas em nossa vida? Cada área é independente?
Talvez, pensemos que, por exemplo, nosso trabalho é material, mas a Igreja é espiritual. A escola ou a universidade são materiais, e a EBD é espiritual. Se nascemos de novo, se estamos em Cristo, não há nada mais meramente terreno e material. Se todas as coisas foram criadas por meio dEle e para Ele, logo, tudo que há em nós é do nosso dono: Jesus Cristo.
Deus nos concedeu a oportunidade de administrar coisas que são dEle, dentre elas, nossas vidas, por meio do livre-arbítrio. A forma como fazemos as escolhas mais triviais até as mais complexas e pontuais revela em quem nós confiamos para administrar as demandas das nossas vidas. Se Deus, que é Espírito, for quem administra nossas ações e atitudes, não há separação de “espiritual e material”. Nossa vida será totalmente espiritual. Logo, se Deus não está no centro de nossas ações, nossa vida de fato será material.
Os céus proclamam a glória de Deus (Salmos 19.1), deixando claro que tudo converge para Deus. A Sua criação revela a glória dEle, e o ser humano, que é imagem e semelhança do Criador, foi criado para o louvor da glória dEle (Efésios 1.11-12).
Nossos dons, talentos, habilidades profissionais, não dizem quem somos. Apenas estamos um “agrônomo, contador, pedreiro”; não somos o que exercemos, somos o que Deus determinou que fôssemos para a Sua glória, “pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nela” (Efésios 2.10).
Oremos para que vivamos nossa vida integralmente para o Reino de Deus.
Raphael Vinicius de Souza Martins
Membro e ministro de louvor na Primeira Igreja Batista de Palmas – TO
O JORNAL BATISTA Domingo, 04/08/24