A carta da alegria escrita aos filipenses é meu livro favorito na Bíblia. É instigante e um paradoxo que, entre suas cadeias, Paulo nos fale com tanto vigor e satisfação. Com um espírito inabalável, ele parece dedicado a compartilhar com seus amados filipenses (1.7-8) um tesouro inestimável: o segredo da alegria “inderrotável”.
Nosso texto-chave, Filipenses 3.12, é um exemplo escancarado de um coração tão intensamente cativado pela boa nova da salvação que, à vista da Eternidade, nada debaixo do sol – como diria o pregador de Eclesiastes – parece ter condições de impedi-lo de prosseguir para este alvo:
“Não que eu já tenha recebido ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12 – ARA).
Não é minha intenção transmitir uma mensagem de “vitória” desconectada da realidade desse mundo caído; tampouco é a de Paulo ou de qualquer texto bíblico aplicado corretamente. Ao contrário, eu sei – como Paulo sabia ainda mais –, que o caminho no qual fomos chamados a percorrer pode ser desafiador, repleto de pedras de tropeço, buracos ou espinhos pelo chão.
Ainda assim, os infortúnios e percalços da maratona não podem impedir a festa da chegada ao concluí-la. Ora, nossos desafios e cicatrizes, limitações, cansaço ou perdas são temporários e não podem desfazer o que ecoa pela eternidade feito na cruz.
Paulo nos convida a vislumbrar a alegria da Eternidade com nosso Salvador e a comparar esse prêmio a qualquer coisa que a vida possa nos oferecer ou tirar – tornando-as, assim, dignas do esquecimento e de serem abandonadas.
Então, tal como Cristo, Paulo e os heróis da fé em Hebreus 11, corra, salte os obstáculos, desvencilhe-se das distrações e permita que a alegria “inderrotável” da salvação que nos é proposta (Hebreus 12.2) seja como um combustível inesgotável para o seu coração por todo o caminho.
Hugo Costa
Membro da PIB Betel Santana – AP, voluntário na Coordenadoria de Missão e na Coordenadoria de Acessibilidade da Juventude Batista Brasileira
O JORNAL BATISTA Domingo, 04/08/24