Débora F. Xavier
Líder do “Vem Pra Vida”, psicóloga e atual presidente da Juventude Batista Capixaba
Ser sincero nem sempre é fácil e a sinceridade exige uma expressão verdadeira do coração. Entende-se que o coração é o “centro de comando” dos nossos sentimentos, pensamentos, desejos e da vida! O coração permeia a vida humana e diariamente são vivenciadas situações que precisam de sinceridade. Por isso, o Vem Pra Vida (coordenadoria de saúde mental da Juventude Batista Brasileira) escolheu o tema “De Coração Sincero” para a campanha deste ano.
O dicionário define “sincero” como algo “que se exprime sem artifício nem intenção de disfarçar seu pensamento ou sentimento”. A expressão “De Coração Sincero” sugere transparência e sinceridade com Deus, consigo mesmo e com os outros. É algo que parte do individual e se encontra no coletivo. Essa expressão sugere também um coração verdadeiro e espontâneo, que traduz o que sente. Mas, um coração sincero não vive apenas para satisfazer e expressar os próprios desejos e verdades.
Um coração sincero precisa de cuidado e direção. A Palavra nos encoraja a sermos sinceros de coração, pois, é na sinceridade que o Senhor cuida de nós (Hebreus 10.22). Esse cuidado com os nossos corações pode ser a cura das feridas (Salmos 147.3-5), de doenças, em relacionamentos, com perdão e misericórdia, mas também com tratamentos e medicamentos, quando necessário.
Um coração sincero não vive sozinho. O Senhor pode nos ensinar a lidar com os conflitos do coração e da vida. E, assim, nos encher de esperança (Salmos 34.18). O amor e o cuidado de Deus são sempre puros e a vida pode ser mais leve quando existe sinceridade. Tudo isso vai ao encontro da missão do Vem Pra Vida (VPV), de abraçar corações que estão sofrendo e promover esperança.
“De Coração Sincero” permite que as pessoas sejam sinceras a ponto de receber e oferecer conforto e esperança sob a direção do Espírito Santo, sem preconceitos. A sinceridade de coração é um ato de valorizar o que realmente importa: a vida. Não queremos mais viver os dias superficialmente com um coração de pedra, mas, sim, viver com um coração sincero, puro, verdadeiro e sensível, transformado pelo Senhor (Salmos 51.10; Ezequiel 36.26).
No dia a dia, promover a abertura e o diálogo sobre as lutas emocionais ajuda a identificar e apoiar aqueles que estão em risco, desesperançosos, e assim, salvar vidas. Cada um vive diferentes lutas e você, como Igreja, amigo, familiar ou líder, pode contribuir para construir um espaço que todos se sintam acolhidos e compreendidos. Um desafio que pode começar por você.
Sonhamos com Igrejas que são uma forte rede de apoio, cuidado e fortalecimento de laços entre adolescentes e jovens. Um ambiente que permite às pessoas demonstrarem a sua vulnerabilidade é essencial para ajudar a juventude a lidar com as questões emocionais e com os conflitos. De fato, ninguém é perfeito e todos precisam se sentir seguros para compartilhar suas dores e buscar ajuda.
Tudo isso é essencial para a saúde mental e esta campanha busca também combater preconceitos relacionados à saúde mental. Por isso, incentive e convide a juventude e a sua Igreja a serem sinceros e receptivos a temáticas como essa, que tratam sobre o coração. Nossa missão é alcançar e impactar a Juventude Batista Brasileira, espalhada em todos os cantos do nosso país, promovendo uma cultura de abraçar corações, aproximar pessoas e iniciar diálogos rumo à esperança.
Esperamos que você expresse com sinceridade o que se passa em seu coração para gerar cura em você e em outras pessoas. Contamos com você nessa jornada para espalhar esperança aonde for. Desejamos, de coração sincero: vem pra vida!