Você já vivenciou dias muito atarefados e acabou sonegando o tempo de qualidade com Cristo? O dia a dia tem se tornado cada vez mais corrido na vida de muitos; mais atividades e responsabilidades nos levam a deixar de lado as coisas relacionadas a viver com Cristo.

Em Lucas 10.38-42, o evangelista conta um fato ocorrido em uma das vezes que Jesus chegou para repousar na casa de Marta. A irmã de Marta, Maria, está em sua casa e se assenta para ouvir sobre Jesus enquanto Marta, sempre muito agitada, fica muito ocupada com o serviço de atender Jesus e a todos que o acompanhavam.

Marta desejava oferecer muito ao Senhor, enquanto Maria desejava receber o que o Senhor tinha para ela.

Alguns cristãos têm a síndrome de Julius (o pai do Chris no seriado “Todo mundo odeia o Chris”): eles pegam água para o pastor, cuidam do som da Igreja, tiram fotos durante o culto, ajudam na transmissão, tocam no louvor… Eles têm mais empregos que o pai do Chris, mas fazem tudo isso no curto período de culto que têm dominicalmente. Acabam não prestando atenção à palavra de Deus pregada pelo pastor e ainda terminam por criticar irmãos em Cristo por estarem parados durante o culto.

Esses podem ser comparados à Marta; muitas vezes agem negligenciando o Senhor, pensando que, por estarem fazendo muito, estão fazendo o melhor. Eclesiastes 3 diz que há tempo para todas as coisas. Cada um desses serviços é fundamental, mas o mais importante ainda é receber de Cristo a Boa Parte que Ele separou para nós. Essa, sim, não nos pode ser tirada.

Em momento algum Jesus está desqualificando o serviço que prestamos a Ele, seja em nosso trabalho, estudos, ou demais atividades. Seu desejo é apenas mostrar para nós a importância de estarmos deleitados aos Seus pés e vivermos o íntimo com Ele, aprendendo mais a cada dia, assim podendo ser eficientes no servir. Aqueles que escolhem estar aos pés de Cristo são, com certeza, as pessoas mais dinâmicas no Reino!

Marta se mostra infeliz ao ver Maria contemplando a Cristo, deixando clara sua exaustão em servir. Jesus quer que, principalmente, estejamos aos Seus pés, para que assim sejamos capacitados a fazer a obra que Ele nos confiou, de maneira tranquila e eficaz, sem peso nem desgosto, apenas com a satisfação de ter a certeza de que primeiro escolhemos nos aproximar de Cristo e receber a sua Boa Parte para então, consequentemente, servir em Sua Obra.

Rafael Antunes Marini
Seminarista e membro da Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu – RJ.
Atualmente lidera o ministério de Jovens, também é professor de EBD e serve no Ministério de Comunicação. Além disso, é voluntário na Coordenadoria de Capacitação da Juventude Batista Brasileira

Como podemos te ajudar?