“Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo” (Sl 27.4).
Você já parou para pensar em como buscamos sermos produtivos ao fazer várias coisas ao mesmo tempo? Lavamos louça enquanto escutamos podcasts, trabalhamos enquanto ouvimos uma pregação, fazemos ligações e respondemos mensagens no WhatsApp enquanto estamos parados no sinal ou até dirigindo, utilizamos o celular ao mesmo tempo que conversamos com outras pessoas.
Muitas vezes, estamos tão preenchidos com essa rotina acelerada, que quando paramos surgem crises de ansiedade, de pânico e até depressão. Isso tem influenciado nossa vida, relacionamentos, nossa forma de entender quem é Deus e nossa vida na Igreja.
Em tempos acelerados e desfocados, precisamos aprender com Davi, que entendeu aquilo que mais importa e destacou a essência de uma vida centrada em Deus. Ele expressa um desejo profundo de estar na presença do Senhor continuamente, valorizando a contemplação da Sua beleza e a meditação em Sua presença.
Davi desejava estar na presença do Senhor. Muitas vezes, temos que escolher entre fazer algo bom ou fazer algo ainda melhor, a começar pela presença de Deus. Quando damos muita ênfase aos nossos compromissos e agenda, negligenciamos a parte verdadeiramente boa da vida com Deus.
Quando Jesus visita a casa de Marta e Maria, Ele se depara com Marta ocupada com os preparativos e Maria sentada aos Seus pés, ouvindo Seus ensinamentos. Jesus elogia Maria por escolher “a boa parte” e destaca que isso não lhe será tirado (Lucas 10.39-42).
E quando não escolhemos a boa parte? Quando estamos mais ansiosos e preocupados com os afazeres do nosso dia a dia? Jesus nos corrige. Ele nos lembra da cruz, nos traz de volta para o caminho, nos renova a esperança e fé.
Se sua rotina está impedindo você de orar e ler a Bíblia, é porque você está fazendo mais do que Deus pediu. Talvez, falte um foco claro em sua vida espiritual. Quando pensamos em vida com Deus, otimizar o tempo não funciona; isso pode estar roubando a capacidade de viver de maneira plena.
É na rotina, na monotonia dos dias, que de fato provamos nosso próprio coração. Não é algo simples, exige entrega, renúncia e devoção. Esse é o “lifestyle” de quem busca a presença de Deus. Sua agenda precisa ter os momentos para se conectar com Deus sem distrações, seja na natureza, ouvindo música espiritual ou em um momento de silêncio.
Jesus nos mandou entrar no quarto e fechar a porta para falar com o Pai em secreto. Se não fizermos isso, a intimidade não vai acontecer. E a intimidade envolve o conhecimento profundo de quem Ele é.
Ao integrar esses princípios em nossa rotina, encontraremos uma profundidade espiritual que nos sustentará, guiará e influenciará a forma como nos relacionamos onde estivermos.
Lucineia Honnef Sena
Membro da Primeira Igreja Batista Pioneira em Blumenau-SC; atua na Junta de Mocidade e Adolescentes da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil
O JORNAL BATISTA Domingo, 25/08/24